segunda-feira, 9 de março de 2009

Regulação

Olhando para a discussão que vê nos jornais sobre a regulação do mercado financeiro, infelizmente fomentada por vários economistas, fica-se com a impressão que esta funciona como um termóstato no gabinete das agências reguladoras. Escolhe-se o nível de regulação desejado, ajusta-se o termoestáto e, como magia, já está.

Assim, temos que nos tempos do Bush o pessoal andava todo a poupar energia reguladora e decidiu manter a regulação em níveis altos. Devido a isso, o pessoal ficou todo maluco e fez asneira. A solução será, claro está, regular o termóstato para valores mais altos.

O problema é que a regulação económica é apenas um conjunto de regras. Estas regras podem ser mais ou menos apertadas, claro. Mas antes de falar em sobre-regulação ou sub-regulação, dever-se-ia talvez propor as medidas que se deviam adoptar e porquê. É que, afinal de contas, a crise começou no sector mais altamente regulado das economias modernas. Talvez, antes de pensarmos em sobre ou sub-regular, seriam bom perceber o que falhou nessa regulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário