segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A escolha de colunistas

Num ataque de raiva, Rodrigo Adão da Fonseca no blogue O Insurgente, decide atacar a escolha editorial do Público, acusando o jornal de cavar a sua própria sepultura:
Pergunto, apenas, e novamente, aos accionistas da Sonae, se é este o destino que querem dar ao seu dinheiro: patrocinar espaço mediático aos maiores inimigos da economia de mercado, capazes de assumir pressupostos falsos para a apologia de ideologias que, se vencedoras, determinarão o confisco dos seus bens. Hoje, já limitam a liberdade económica e a normal afirmação do empreendedorismo. Amanhã, se puderem, avançam para a nacionalização de quem se lhes oponha, à imagem e semelhança do que podemos assistir nos países que vivem sob regimes que merecem a simpatia de Boaventura, como a Venezuela, a Bolívia, Cuba, ou a Coreia do Norte.

O jornal Público, na sua liberdade de escolha, resolveu pagar a Boaventura Sousa Santos para que escrevesse um artigo para a sua secção de Opinião. Provavelmente, fizeram-no tendo como objectivo maximizar os lucros que retiram dos jornais, talvez através de um aumento da sua circulação. Provavelmente considerou que os leitores gostam de ver um debate intelectual, com uma diversidade de opiniões expressas e argumentadas. Se calhar, não. De qualquer forma, é uma decisão que cabe exclusivamente à direcção do jornal.

Rodrigo Adão da Fonseca, muito paternalisticamente, avisa-lhes que estão a cavar a sua própia sepultura. Tal como Manuela Ferreira Leite, considera que os meios de comunicação não devem escolher os seus conteúdos, desta vez porque estão a dar-se tiros nos pés. Ou melhor, pela forma alarmista como escreve o artigo, parece-me mais que teme que seja um tiro na própria cabeça. Engraçado que Rodrigo Adão da Fonseca resolva não comentar o artigo em si, mas apenas atacar a decisão do Público de publicá-lo. Será que receia que as opiniões de Boaventura Sousa Santos ganhem o debate intelectual, se não forem caladas? Será que não tem argumentos para derrotar os de Boaventura Sousa Santos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário