terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tenham medo, muito medo (do estado do nosso Português)

E jornalismo também...

Se seguirem este link podem ouvir as declarações da Manuela Ferreira Leite sobre os "seis meses sem democracia" que estão a fazer os títulos de tudo o que é site noticioso de forma oportunista e desonesta.

Comecemos pela legenda da foto do Público.
A líder do PSD diz não acreditar "em reformas, quando se está em democracia"
No ficheiro audio ouvimos a pausa que interrompe bruscamente esta frase. Ouvindo tudo não é díficil de perceber que a frase não ficava ali nem de entender o que Manuela Ferreira Leite está a querer dizer: que em Democracia não se fazem reformas sem a participação das partes por elas afectadas.

Mas o aproveitamento dos "seis meses sem democracia" ainda é mais grave. Concordo que Manuela Ferreira Leite não tem a voz mais expressiva do mundo, mas não reconhecer aquela parte como uma figura de estilo é rídiculo e usar a frase para título é uma deturpação sensacionalista. Já se sabe, muita gente lê apenas os títulos, etc e tal.

É interessante ver as reacções de diferentes partes interessadas. Bernardino Soares do PCP faz política de forma elegante, Alberto Martins do PS é rídiculo e, quando confrontado com a possibilidade de ser ironia, continua a ser rídiculo (e continua a ser política) e Menezes é irrelevante e nem deve ter ouvido as questões que lhe fizeram enquanto falava do túmulo de Sá Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário