segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Isso da verdade não interessa à política

Ou pelo menos, não deveria, de acordo com Lurdes Ferreira:
Parece que a discussão entre cientistas está mais acesa do que nunca sobre se o problema das alterações climáticas existe mesmo ou se é uma miragem. O debate já não é propriamente novo. Dos críticos, vai-se ouvindo que o Painel de Alterações Climáticas da ONU “decretou” o combate contra as emissões dos gases com efeito de estufa com base não em relatórios científicos, mas em documentos-síntese para decisores políticos e expurgados do rigor que se deve ter para analisar estas questões. Outra crítica é que se trata de uma ideia que, no final, aproveitará ao lobby do nuclear, e que é este que a tem fomentado.

É mentira? É verdade? Que interessa? Senhores cientistas, procurem a verdade, mas não dêem cabo da melhor ideia política das últimas décadas. Já viram a mobilização global que causou?


Ou seja, se se descobrir que afinal os gases do efeito de estufa, não provocam, de facto, efeito de estufa (Nota: isto parece-me muito pouco provável), Lurdes Ferreira acha que as políticas em relação ao seu controle se devem manter. O controle só porque Lurdes Ferreira, por alguma razão que nos ultrapassa, não gosta de CO2? Ou apenas porque é giro ver os governos a intervir na economia? Ou porque até é giro toda a gente a andar de bicicleta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário