terça-feira, 25 de novembro de 2008

Desta é que é

José Sócrates afirma:

"Esse combate à crise faz-se com investimentos do Estado que tão criticados foram e que podem servir para ajudar muita gente a ter emprego, muita empresa a desenvolver a sua actividade", afirmou.

O problema é que José Sócrates já anda há anos a promover estes investimentos do Estado em projectos como o Magalhães, o TGV, o novo Aeroporto de Lisboa, etc. etc., e isso não parece ter impedido que entrássemos em crise.
Provavelmente, ninguém lhe disse que o estímulo fiscal, para dar resultado, teriam, primeiro que tudo, quer ser em infraestruturas essenciais e com efeitos de spill-over na economia. Para além disso, investimento público ineficiente (algo que, especialmente em Portugal, parece, cada vez mais, um pleonasmo) não tem qualquer efeito positivo na economia, e tem um efeito de diminuir as possibilidades de investimento do sector privado.
A eficiência do sector público é algo que, aliás, Barack Obama se comprometeu a tentar manter, anunciando que “examinar o orçamento federal, página por página, linha por linha, eliminando programas desnecessários e garantindo que aqueles que são mantidos serão eficientes em termos de custos”. (negritos meus)
Obviamente muitos programas desnecessários vão-se manter no Orçamento americano e no português, mas é um bom sinal comprometer-se a acabá-los. Em Portugal, poder-se-ia começar pela linha de TGV Lisboa-Porto ou pela construção de raíz de um novo Aeroporto para Lisboa, pelo menos sem um estudo prévio da viabilidade económica de estes dois projectos.
Sócrates dá também relevo ao facto de que a economia Portuguesa vai encolher menos do que a Europeia, de acordo com as previsões da OCDE, salientando as nossas "previsões menos negativas". Não seria isso de esperar depois de termos crescido abaixo da média europeia desde 2000? Será razão para estar tão contente?

2 comentários:

  1. Sem querer entrar sobre se os programas são bons ou não, "promover" não é gastar:

    "O problema é que José Sócrates já anda há anos a promover estes investimentos do Estado em projectos como o Magalhães, o TGV, o novo Aeroporto de Lisboa, etc. etc., e isso não parece ter impedido que entrássemos em crise."

    Esta crítica não me parece justa. Quanto muito podias atacar o facto de ele estar e tentar usar o clima político para puxar alguns projectos que tu consideras maus, mas convinha justificares isso.

    Além do mais, é debatível que o projectos tenham de ter efeitos "spill-over" para serem benéficos em tempos de crise, mas isso fica para outro post.

    ResponderExcluir
  2. Gonçalo, os projectos do Magalhães já foi realizado, o projecto do TGV e do aeroporto já começaram.
    Sócrates desde que veio para o Governo que leva a cabo uma política de elevados investimentos públicos para sairmos da crise, que tem tido muito pouco resultado. Porque será que vamos acreditar que desta vez tem resultado?

    ResponderExcluir